Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)oferece aos seus segurados a possibilidade de solicitar e consultar empréstimos consignados pelas suas plataformas digitais.
O instituto afirma que o procedimento pode ser realizado totalmente online, sem necessidade de atendimento presencial nas agências físicas.
Para acessar a função do empréstimo e fazer a solicitação, é obrigatório que o titular do benefício, seja de pensão, seja de aposentadoria, faça o pedido, não sendo permitido o acesso por terceiros, mesmo que tenham procuração para cuidar dos benefícios do titular do INSS.
Ou seja, benefícios que tenham representantes legais (procuradores) cadastrados, não podem solicitar o empréstimo consignado.
Como solicitar o empréstimo consignado do INSS
A solicitação do empréstimo consignado do INSS pode ser feita pelo aplicativo para smartphones ou pelo site oficial.
O primeiro passo é acessar o Meu INSS,independentemente da plataforma escolhida, fazer login e selecionar a opção “Novo Pedido”.
Depois, insira o nome do serviço desejado. Na lista que aparecerá na tela, marque o nome do serviço ou benefício. Na sequência, algumas telas aparecerão e o titular deve ler e concordar para prosseguir.
Uma vez finalizada a solicitação, o tempo médio de resposta do INSS é de 30 dias. Para acompanhar o pedido, basta acessar os mesmos dispositivos e clicar em “Consultar Pedidos”, depois selecionar o processo e clicar em “Detalhar”
Cuidados na contratação de empréstimos consignados
O Banco Central (BC) oferece algumas recomendações e cuidados na contratação do serviço, entre elas:
- Não faça pagamentos para obter liberação do empréstimo;
- Pesquise e compare as condições de outros bancos e instituições financeiras;
- Cuidado para golpes que afirmam a liberação de empréstimos mediante valores, dados pessoais e outras informações;
- Confira se o banco que oferece o empréstimo está autorizado a funcionar pelo BC;
- Nunca assine papéis em branco, já que pode ser inserido qualquer tipo de acordo;
- Tire todas as dúvidas antes de contratar o serviço e se houver dúvidas, consulte um advogado ou contador que pode auxiliar no entendimento do contrato e contas envolvidas.