Beneficiários dos programas de transferência de renda do governo, como Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC), que estejam há mais de dois anos sem atualizar seus dados no Cadastro Único, devem atualizar suas informações até esta sexta-feira (14) para evitar a suspensão dos benefícios.
Também conhecido como CadÚnico, o sistema é a principal ferramenta do governo para reunir e avaliar o cadastramento das famílias brasileiras de baixa renda para a inclusão nos programas sociais.
A falta de atualização do sistema pode levar à suspensão dos auxílios e, em um segundo momento, até o cancelamento dos mesmos. Sem registros atualizados, as famílias podem inclusive ser excluídas do CadÚnico a partir de julho de 2023.
Várias cidades estão registrando filas de horas com beneficiários precisando atualizar seus cadastros. Até o dia 14 de outubro, cerca de 263 mil famílias ainda precisam fazer a atualização cadastral e podem ficar sem Auxílio Brasil.
Prazos para atualização do CadÚnico
Famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017 têm até o dia 14 de outubro de 2022 para atualizar os dados e evitar a suspensão do Auxílio Brasil.
Para evitar o cancelamento do benefício e também da Tarifa Social de Energia Elétrica, o prazo final é no começo de dezembro de 2022.
Vale lembrar que as famílias inscritas no CadÚnico se comprometem com a atualização das informações sempre que houver alguma mudança na composição familiar, como nascimento, casamentos, falecimentos ou mesmo mudança de domicílio.
Em qualquer uma dessas situações, a família pode buscar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto do Cadastro Único para atualizar suas informações.