Informe de rendimentos deve ser entregue ainda hoje (29); veja o que fazer caso não receba o seu

A entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) começa em breve e para realizar o envio, todas as pessoas físicas já devem ter em mãos o seu comprovante de rendimento.

O informe de rendimentos deve ser entregue pelos empregadores, instituições bancárias e corretoras até nesta quinta-feira (29), referente ao ano fiscal de 2023.

Quem não receber o comprovante até o final de hoje deve procurar o empregador para que o envio seja feito. Se não der certo, a Receita Federal recomenda que o contribuinte comunique o fato à unidade de atendimento mais próxima, “para as medidas legais cabíveis”.

A Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) é uma obrigação tributária anual das fontes pagadoras e é com este documento que a Receita Federal tem acesso aos rendimentos tributáveis pagos aos funcionários no ano anterior.

Com o informe, o Fisco realiza um cruzamento de informações, verificando a quantia de impostos pagos em 2023 e identificando casos de sonegação.

A empresa que não fornecer o informe de rendimentos dentro do prazo legal, ou seja, ainda hoje, está sujeita à aplicação de multa no valor de R$ 41,43, por documento.

Se a fonte pagadora entregar o informe mas prestar alguma informação falsa sobre rendimentos pagos, deduções ou imposto retido na fonte, pode ser imposta uma multa de 300% sobre cada valor omitido ou acrescido.

Por isso, os trabalhadores devem conferir suas caixas de e-mail, correios e outras formas de recebimento para verificar se receberam ou não o informe de rendimentos. A partir de amanhã, já podem cobrar os empregadores e caso não tenha sucesso, procurar a Receita Federal.

Compartilhe